P\E1ginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Sonho para comer e sonhar...


 No sábado passei o dia todo na casa de minha mãe.Passo todos os sábados com ela,já que ela mora longe e não dá para visitá-la durante a semana,mas no sábado passado combinamos de fazer uma faxina/arrumação no atelier dela e nessa arrumação ganhei algumas revistas de receitas,que mesmo hoje em dia tendo a internet,eu ainda gosto de ter.
Minha mãe gosta de recortar as receitas que gosta e fazer um caderno de receitas e me lembrei da minha infância,porque naquela época ela cozinhava muito e fazia de tudo,tinha vários cadernos de receitas,coisa que não vemos mais as pessoas fazerem. E ganhei esse caderno que ela fez com ótimas receitas. No meio dessas revistas veio essa receita de sonho,que resolvi fazer e foi a primeira vez que fiz. Sempre tive vontade de fazer sonho,mas as receitas que eu via achava muito complicado e eu só gosto de receitas práticas e com poucos ingredientes. Gente,eu amo sonho!Sou louca mesmo! Quando vejo sonho e banana real me lembro de mim, pequena, levando o dinheiro para a escola e pedindo para a professora comprar na cantina do colégio... Hoje não se faz mais sonhos como antigamente,o sonho deixou de ser um sonho e virou um pesadelo.Aqui em qualquer lugar,lanchonete,padaria(as vezes em barraca, encontramos sonho com a massa de sonho,mas não dou sorte de encontrar um que esteja gostoso),o povo pega um pão de leite redondo dá uma fritada,coloca doce no meio e mela no açúcar. É ou não é um pesadelo?

 Vamos a receita?
## Sonho
 4 xícaras de chá de farinha de trigo, 30g de fermento biológico( eu usei um pacotinho de 11g), 3 gemas, 1/2 xícara de chá de manteiga ou margarina, 1 xícara de chá de leite morno,1 colher de chá de sal, 4 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo:

Com um pouquinho de água morna dissolva o fermento com o açúcar e depois,em uma travessa,misture com as gemas,a margarina,o leite e o sal.

Na mesma travessa,misture a farinha de trigo até desgrudar das mãos. ( Só com as 4 xícaras de farinha de trigo não desgrudou da minha mão,então separei mais 1/2 xícara e fui colocando aos poucos até desgrudar).

Agora faça bolinhas e deixe descansar até dobrarem de tamanho.Frite em óleo morno e deixe esfriar.
##  Os meus depois de fritos,passei no açúcar e canela,esperei esfriar um pouco,abri uma pequena parte no meio,coloquei um pedaço de doce e levei um pouco ao forno só para amolecer um pouco o doce de goiaba. Eu fiz bolinhas pequenas,porque elas dobram de tamanho no descanso e quando vai fritar elas crescem mais ainda.
O recheio pode ser doce de leite,brigadeiro,geléia,goiabada. (Eu coloquei doce de goiaba).  Essa massa rendeu 17 sonhos.




A massa é uma delícia e olhe que foi a primeira vez que eu fiz. Tá,eu sei quem é entendido do assunto vai achar que os meus ficaram bronzeados demais,mas ficaram uma delicia. O cheirinho estava tão bom que nem aguentei terminar de fritar tudo para comer.


6 comentários:

  1. Eu tbm adoro caderno de receitas antigos, são relíquias e receitas deliciosas
    Tenho o hábito tbm de recortar receita de jornais e revistas,uma parte do meu armário é só com receitas
    Amo sonhos... me deu água na boca

    Linda semana pra vc

    Bjus

    Lih

    ResponderExcluir
  2. Licia!!!
    Que pecado!!! Amei essa receita. Nunca fiz sonhos, mas esse seu me deu agua na boca! Adoro essas receitas antigas, essas sim são as boas!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Huumm, eu tbm amo sonho! E o que vc diz sobre os de hoje em dia serem mais pra pesadelos do que sonho rsrsr me lembrou meu marido. Ele diz a mesma coisa. E este que vc fez e passou a receita é o verdadeira sonho! Ele sempre fala de um que a mãe dele fazia q é igual este que vc fez. Muito bom!
    Deu vontade... A cara tá ótima! =P
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Huumm, eu tbm amo sonho! E o que vc diz sobre os de hoje em dia serem mais pra pesadelos do que sonho rsrsr me lembrou meu marido. Ele diz a mesma coisa. E este que vc fez e passou a receita é o verdadeira sonho! Ele sempre fala de um que a mãe dele fazia q é igual este que vc fez. Muito bom!
    Deu vontade... A cara tá ótima! =P
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. rsrs lendo sua postagem, viajei no passado.
    Minha mãe também fazia de tudo em casa, pois não tinha tanta coisa pronta pra comprar e o dindim não dava.
    Ela tinha vários livros (aqueles da União que eram trocados por pacotes de café e açúcar...) e que fez uma coleção para cada filha. Acho que a internet não substitui nenhum livro ou revista...
    Fiz muito sonho com a minha mãe. Ela esperava minhas férias, pois fazia a massa e eu ficava pilotando a fritura. Eram deliciosos, fofos, leves... bem diferente dos que têm por aí, como vc disse rsrs.

    Adorei sua postagem.

    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  6. rsrsr, se te contar que tenho dúzias e mais dúzias de revistas de culinária vc acredita ?
    Sem contar os livros... e cadernos de receita ??
    Tenho uns 10, cheinhos, srrsrs (eu a loka das receitas)

    Ah, sonho !!
    É mesmo uma delícia sem fim... eu nem faço muito por aqui, porque amooo !!

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO,FICO MUITO FELIZ!