P\E1ginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Alguns mitos contados por cabeleireiros.


No curso os clientes já chegavam com uma cartilha quando sentavam na nossa cadeira,eu acho que por medo e antes de começarmos o nosso trabalho eles deixavam claro o que os seus antigos cabeleireiros falavam para eles.
- Meu cabelo tem progressiva e meu antigo cabeleireiro,de anos de profissão, me falou que só posso usar shampoo sem sal.
- Eu queria pintar o cabelo mas meu cabeleireiro falou que não posso porque aliso com guanidina.

Esses profissionais de muitos anos de profissão tem a arrogância de pensarem que já sabem tudo, não se atualizam ou não se aprofundam nos estudos. E o grande problema é que eles realmente acreditam no que estão falando e estão espalhando aos 4 cantos. Então eu vim desmisticar algumas coisinhas:

1- Shampoo sem sal: MITO! Não existe shampoo sem sal.Uns tem mais cloreto de sódio,outros tem menos,mas todos tem! Afinal,qual é a função do sal no shampoo?É para deixar mais incorpado e fazer espuma. Existe algum que não faça espuma? todos fazem.Os que dizem que é sem sal,espumam menos,eles possuem uma quantidade menor do cloreto de sódio. Os shampoos que na embalagem está escrito "sem sal " se vocês lerem o rótulo não vão encontrar o cloreto de sódio,mas contém uma substância chamada BETAÍNA e a betaína na sua composição contém 5% de cloreto de sódio(sal),também encontrarão o lauril que é um sal. Então definitivamente não existe nenhum sem sal!

2- Coloração sem amônia: MITO! Não existe coloração sem amônia. A função da amônia na coloração é abrir as cutículas para a coloração agir no córtex. Só os tonalizantes(aqueles que só duram umas 20 lavagens), que não possuem a amônia.

3- Quem alisa os cabelos com os Hidróxidos não pode colorir por causa da amônia. MITO! Como já expliquei acima,a função da amônia,tanto na coloração ou no alisamento é abrir as cutículas. A amônia não alisa cabelo,quem alisa são os TIOGLICOLATOS(são eles que não são compatíveis com os hidróxidos), e eles não estão presentes nas colorações. Então quem faz alisamento com os hidróxidos podem SIM colorir os cabelos. Agora tudo depende do estado do cabelo,se ele tem condições de receber ou não a coloração. Tem cabelos alisados que só de pegá-los eles se quebram,então claro que eles não vão ter condições nenhuma de receber uma coloração e se aplicados eles vão partir.

4- A escova definitiva só tem 0,2% de formol,é muito pouco a porcentagem,não faz nenhum mal a saúde. MITO! Qualquer porcentagem de formol é prejudicial sim a saúde. O formol é volátil e em temperaturas altas,volatiliza mais facilmente e é inalado pelo cliente e pelo profissional. É uma substância altamente tóxica,causadora de problemas respiratórios,alérgicos e de câncer.