P\E1ginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Adoção - Toda criança merece viver com amor!


No Brasil, a adoção é regida pelo Código Civil e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O adotante deve ser uma pessoa maior de dezoito anos, independentemente do estado civil, ou casal, ligado por matrimônio ou união estável.
Além disso, a diferença de idade entre o adotante e o adotado deve ser de, no mínimo, dezesseis anos.
Deve haver intervenção do juiz, em processo judicial, com participação do Ministério Público.
A adoção é irrevogável, mesmo que os adotantes venham a ter filhos, aos quais o adotado está equiparado, tendo os mesmos deveres e direitos, proibindo-se qualquer discriminação.
A adoção só se extingue em hipóteses especiais, por deserdação, indignidade, pelo reconhecimento de paternidade do pai biológico e pela morte do adotante ou do adotado.
Existem vários casos de adoção por casais do mesmo sexo no Brasil mas apenas após recurso aos tribunais.
As crianças disponibilizadas para adoção, geralmente em Abrigos, devem primeiramente ser destituídas de suas famílias biológicas (destituição do Pátrio Poder) por meio de um processo legal levado a cabo pelo Juizado, publicado em Diário Oficial, para então, serem adotadas pela família pretendente (outro processo legal). A família pretendente passa por uma análise de assistentes sociais, psicólogos, Promotoria Pública, e recebe finalmente a guarda provisória do adotando. Após o final do processo de adoção, os pais adotivos são autorizados a substituir a certidão de nascimento original pela nova certidão de nascimento, em tudo igual à anterior, mudando-se somente os nomes dos pais, avós, e eventualmente o nome da criança. Data, local de nascimento são mantidos. Não pode haver referência ao processo de adoção na certidão de
nascimento.

Fonte: Tanto a imagem quanto o texto foi retirado do facebook.

######################################################### O mais importante que uma criança ter uma família é que ela receba amor desta família.Ter uma família não é garantia que ela receba amor e que tenha uma infância feliz. Muitas dessas crianças já vem com experiências muito tristes de vida, não merecem passar por isso. A pessoa que pretende adotar uma criança,deve pensar muito bem antes,porque pior que crescer em um orfanato,que em muitas vezes é a única realidade que a criança conhece é ir para uma família com a esperança de ser feliz, receber amor, e ser tratada com desigualdade,se a família já tiver filhos,indiferença e ser mal tratada. Adoção tem que ser um ato de amor com a criança e não uma forma de mostrar a sociedade que você é uma pessoa boa e caridosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO,FICO MUITO FELIZ!