P\E1ginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Sonho para comer e sonhar...


 No sábado passei o dia todo na casa de minha mãe.Passo todos os sábados com ela,já que ela mora longe e não dá para visitá-la durante a semana,mas no sábado passado combinamos de fazer uma faxina/arrumação no atelier dela e nessa arrumação ganhei algumas revistas de receitas,que mesmo hoje em dia tendo a internet,eu ainda gosto de ter.
Minha mãe gosta de recortar as receitas que gosta e fazer um caderno de receitas e me lembrei da minha infância,porque naquela época ela cozinhava muito e fazia de tudo,tinha vários cadernos de receitas,coisa que não vemos mais as pessoas fazerem. E ganhei esse caderno que ela fez com ótimas receitas. No meio dessas revistas veio essa receita de sonho,que resolvi fazer e foi a primeira vez que fiz. Sempre tive vontade de fazer sonho,mas as receitas que eu via achava muito complicado e eu só gosto de receitas práticas e com poucos ingredientes. Gente,eu amo sonho!Sou louca mesmo! Quando vejo sonho e banana real me lembro de mim, pequena, levando o dinheiro para a escola e pedindo para a professora comprar na cantina do colégio... Hoje não se faz mais sonhos como antigamente,o sonho deixou de ser um sonho e virou um pesadelo.Aqui em qualquer lugar,lanchonete,padaria(as vezes em barraca, encontramos sonho com a massa de sonho,mas não dou sorte de encontrar um que esteja gostoso),o povo pega um pão de leite redondo dá uma fritada,coloca doce no meio e mela no açúcar. É ou não é um pesadelo?

 Vamos a receita?
## Sonho
 4 xícaras de chá de farinha de trigo, 30g de fermento biológico( eu usei um pacotinho de 11g), 3 gemas, 1/2 xícara de chá de manteiga ou margarina, 1 xícara de chá de leite morno,1 colher de chá de sal, 4 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo:

Com um pouquinho de água morna dissolva o fermento com o açúcar e depois,em uma travessa,misture com as gemas,a margarina,o leite e o sal.

Na mesma travessa,misture a farinha de trigo até desgrudar das mãos. ( Só com as 4 xícaras de farinha de trigo não desgrudou da minha mão,então separei mais 1/2 xícara e fui colocando aos poucos até desgrudar).

Agora faça bolinhas e deixe descansar até dobrarem de tamanho.Frite em óleo morno e deixe esfriar.
##  Os meus depois de fritos,passei no açúcar e canela,esperei esfriar um pouco,abri uma pequena parte no meio,coloquei um pedaço de doce e levei um pouco ao forno só para amolecer um pouco o doce de goiaba. Eu fiz bolinhas pequenas,porque elas dobram de tamanho no descanso e quando vai fritar elas crescem mais ainda.
O recheio pode ser doce de leite,brigadeiro,geléia,goiabada. (Eu coloquei doce de goiaba).  Essa massa rendeu 17 sonhos.




A massa é uma delícia e olhe que foi a primeira vez que eu fiz. Tá,eu sei quem é entendido do assunto vai achar que os meus ficaram bronzeados demais,mas ficaram uma delicia. O cheirinho estava tão bom que nem aguentei terminar de fritar tudo para comer.