P\E1ginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pão caseiro.


Eu estou feliz! E quando estou feliz,eu vou para a cozinha e todos os dias sai coisas gostosas de lá,ontem eu fiz canjica e pão caseiro. Por que estou feliz? Não sei,felicidade é um estado de espírito e desde o dia que peguei o resultado do meu primeiro exame fiquei feliz,faz sentido para você? Para mim faz,eu comecei a enxergar melhor as coisas,a beleza de está viva,a felicidade de tomar um banho,de deitar na minha cama,de ir para cozinha e fazer uma comida para minha família,de ver uma coisa que eu gosto na TV,o céu ficou mais bonito,o sol não me incomoda tanto. E hoje vou passar a receita do pão caseiro. Sabe aquele pão cheiroso,cheiro e sabor de pão de casa de avó? É esse que eu fiz ontem. Na verdade ele se chama pão rosca,masss eu não consegui fazer o troço da trança,então no desespero tasquei tudo dentro da forma e saiu o milagre de dentro do forno,falando em milagre,eu fico me perguntando como farinha de trigo,água e ovo dependendo como a pessoa faça, o resultado tem sabores tão diferentes! Eu até tirei fotos do passo a passo,mas eu fiz a noite e a iluminação não contribuiu com as fotos,vou colocar a receita e depois faço outro post com o passo a passo.
# Pão rosca.
Ingredientes:

6 colheres de sopa de açúcar
15g de fermento seco(aquele de saquinho).
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de água morna

Misture bem e deixe descansar até crescer e borbulhar,isso acontece em 15 min.

600g de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de sal

Coloque a farinha de trigo em uma vasilha e abra um buraco,dentro do buraco coloque esses ingredientes e os primeiros do fermento,misture bem,tudo com uma colher e deixe descansar por 30 min.,cubra a vasilha. Polvilhe a mesa com farinha de trigo e coloque a massa,divida a massa em dois rolos ,dê uma enrolada básica na massa para a massa ficar soltinha e não grudar na mão,mas ela não é sovada! Não pode colocar muita farinha de trigo para a massa não ficar pesada e seca,aí é nessa fase que deve fazer a trança,mas a minha incompetência culinária não permitiu,então peguei a massa e tasquei dentro da forma untada e polvilhada. Deixe descansar por mais 40 min, pegue 1 ovo e misture com um pouco de leite e pincele a massa,o queijo ralado é opcional. Asse em forno médio por 30 à 40 min.

5 comentários:

  1. Lícia, esse pão e aquele bolo de aipim me deram uma vontade, rssr

    E você como está ??
    Tá sumidinha do face hein ??
    Saudades !!

    bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  2. Esses dias fiz canjica também coloquei paçoquinha ficou uma delícia.
    Obrigada pela visitinha.

    Bjs e boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Uma delícia sim a hortinha em casa, mas em vasinhos tb vai bem, que delícia de pão! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona,

    É uma felicidade realmente quando encontramos o sentido da vida.

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Li querida, me fez muito bem este post, com tantas palavras boas e felizes! Obrigada, minha amiga!
    Este pão me deu água na boca, vou correndo jantarrrrrrr! rsrsrsrsrsrs
    Bom te ver bem!
    Lindo domingo pra vocês
    Beijossssssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO,FICO MUITO FELIZ!